O que fazemos na prática
Em 2019, a HumaniTI estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) do município de Osasco para apoiar os profissionais da SME, e das escolas do ensino fundamental I, na incorporação das tecnologias em suas práticas pedagógicas.
Através do Investimento Social da empresa de tecnologia B2W (com subsídio Linha ISE do BNDES), nós apoiamos a Secretaria de Educação de Osasco a implementar o “Programa Educação Conectada”.
O município de Osasco havia aderido ao Programa Educação Conectada do MEC,no final de 2017, o que garantiu alinhamento das ações definidas para a parceria com a HumaniTI, com os conceitos e diretrizes do Programa. De forma geral, o programa visa consolidar diretrizes nacionais que garantam às redes de educação condições e referências para a implementação de ações de inovação e uso de tecnologias digitais nas escolas.
O Projeto visa contribuir para a melhoria dos índices de alfabetização e multiletramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental e para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio de incorporação de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e Metodologia Ativas nas práticas pedagógicas.
Para garantir a efetividade e sustentabilidade dos resultados após a conclusão do projeto, são implantadas ações para ressignificar papeis e práticas dos gestores das escolas. As ações de apoio a estes gestores têm como objetivo criar uma visão compartilhada com a comunidade escolar sobre o uso de tecnologia para potencializar o PPP (Proposta Político Pedagógica).
O programa de formação continuada é oferecido em formato híbrido para técnicos da SME, gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e professores. A base da formação é pautada no apoio e mentoria a planos pedagógicos desenvolvidos pelos participantes, assim como na resolução dos desafios enfrentados pelas escolas.
O uso de REDs (Recurso Educacional Digital) e a disponibilização de infraestrutura estão focados na alfabetização, multiletramento e no desenvolvimento de competências socioemocionais.
Conheça as etapas de trabalho deste projeto
01. Diagnóstico
Diagnóstico da rede de educação – identificação do grau de maturidade da rede quanto ao uso pedagógico de tecnologias
02. Mapeamento
Mapeamento dos desafios educacionais e das questões relativas ao contexto que possam ser endereçadas pelo projeto.
03. Implementação
Implementação de modelo de apoio e orientação técnica.
04. Acompanhamento
Acompanhamento e promoção da integração das ações nas quatro dimensões estruturantes do Programa Educação Conectada: Visão, Formação, REDs (Recursos Educacionais Digitais) e Infraestrutura.
05. Fomento
Fomento à integração entre as políticas públicas existentes no município e as grandes linhas de ação do projeto.